O que você precisa saber sobre a economia em Navegantes

Com aproximadamente 80 mil pessoas, a cidade de Navegantes, em Santa Catarina, coleciona benefícios para quem deseja se instalar no local. Belas praias e enorme potencial econômico são alguns dos destaques, por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse lugar e investir na economia em Navegantes.

Até o ano de 1962, a cidade recebia o nome de Nossa Senhora dos Navegantes e fazia parte de Itajaí. Dessa forma, a história do local é bem recente, pois se emancipou há apenas 57 anos, mas esse tempo foi suficiente para Navegantes se destacar como uma das cidades mais importantes no cenário econômico catarinense. Quer saber um pouco mais sobre as características dessa cidade? Então, continue lendo este post!

Produto Interno Bruto de Navegantes

Atualmente, Santa Catarina é o sexto estado mais rico do país. Nesse contexto, a cidade de Navegantes apresentou, há 10 anos, a maior expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre as 30 cidades mais importantes da região catarinense, ultrapassando até mesmo Balneário Camboriú, que é um dos principais destinos turísticos do litoral sul brasileiro.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, o PIB per capita em Navegantes é de R$43.841,66. Em relação às outras cidades de Santa Catarina, atualmente ocupa o 15º na lista de PIB mais alto do estado, cujo valor é de R$3.286.545.870. Nesse ranking, Joinville atinge o primeiro lugar, seguida de Itajaí e Florianópolis.

Principais atividades da economia em Navegantes

Em geral, a economia da região catarinense é bastante diversificada, contando com agricultura, pecuária, turismo, indústria, pesca, extrativismo, construção civil, construção naval e setor automotivo. Afinal, o estado tem a vantagem de ter uma natureza favorável ao desenvolvimento de diferentes atividades devido ao clima, relevo e paisagens.

Nesse sentido, a cidade de Navegantes, em meio aos seus 111.653 km², é um local propício para o investimento em áreas desde o turismo até a pesca. Confira a seguir as atividades que mais se destacam na economia em Navegantes!

Ramo pesqueiro

O estado de Santa Catarina se destaca como o maior produtor do Brasil de pescado de origem marinha, sendo possível encontrar uma infinidade de espécies como atuns, grandes dourados, cavalas, tainhas e garoupas.

Aliás, você sabia que Navegantes tem o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina e o primeiro maior do Brasil? Com isso, é possível perceber que a pesca está diretamente envolvida no dia a dia da maioria dos moradores, já que essa atividade emprega aproximadamente 60% das pessoas na região.

Turismo

Por ter nascido voltada para o mar, Navegantes tem o privilégio de contar com praias paradisíacas que encantam turistas de qualquer região do país e fora dele. A cidade apresenta 11km de extensão da orla, que também conta com dunas e vegetação nativa.

Para chegar lá, o turista pode desembarcar pelo aeroporto internacional Ministro Victor Konder, que é o segundo maior de estado, recebendo mais de 1,6 milhões de pessoas por ano e ajudando a movimentar a economia em Navegantes. Após pisar em solo firme, o visitante pode conhecer diversos pontos turísticos, como:

  • morro da Pedra: ideal para quem gosta de turismo ecológico, esse local fornece uma bela vista da cidade e ainda tem rampas para voos de parapente ou asa-delta, voltadas para os mais aventureiros;
  • Pedra da Miraguaia: por ser um viveiro natural de mariscos, esse ponto turístico interessa pessoas que gostam da pesca;
  • Ilha do Gravatá: também conhecida como Ilhota, pode ser acessada em maré baixa e permite que os visitantes também vejam um viveiro natural de mariscos;
  • Molhe Norte: circulado por transatlânticos e navios, é um dos principais cartões-postais da cidade, oferecendo uma bela vista para as vizinhas Itajaí e Praia do Pontal.
  • Praias: falar em Santa Catarina e não pensar em praias é bem difícil, certo? No caso de Navegantes, os turistas podem conhecer e se encantar por locais como Praia do Gravatá, Praia Central, Praia do Pontal e a Meia Praia.

Indústria naval

Ainda que seja muito conhecida pela pesca, Navegantes também é destaque na indústria naval. A cidade conta com o Portonave, considerado o terceiro porto mais movimentado do Brasil e líder de mercado.

Além disso, a mão de obra do setor naval em Navegantes é a mais especializada do país. Vale lembrar que, devido à crise na área ao longo dos quatro últimos anos, o setor também começou a investir nos rebocadores — embarcações que servem como apoio nas manobras dos navios), além de continuar apostando nos reparos. Essa mudança tem sido vista com bons olhos pelos funcionários e investidores no ramo.

Vantagens de investir no ramo imobiliário de Navegantes

Com a economia em Navegantes se mostrando favorável aos investimentos em diferentes setores, o mercado imobiliário da região passou a se expandir em larga escala. Analisando uma diferença de dez anos, é possível ver que a grande valorização imobiliária da cidade.

Se antes os investidores focavam apenas em regiões mais consolidadas como: Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, atualmente isso mudou. Afinal, em vez de comprar um apartamento menor cestas cidades ou então ter de desembolsar valores bem mais expressivos, é possível investir num imóvel muito melhor em Navegantes ou investir valores bem menores. Nesse contexto, existem interessantes vantagens ao investir no mercado imobiliário dessa cidade. Veja!

Localização estratégica

Navegantes conta com o enorme benefício de ser localizada numa área estratégica. Até porque, a cidade é vizinha de Itajaí, além de ser próxima ao Beto Carrero e outras cidades turísticas de Santa Catarina, como Balneário Camboriú.

Apelo turístico

Como já foi adiantado, Navegantes tem opções de lazer para todos os gostos. Por isso, revela-se como um importante local turístico catarinense, apresentando também bastante tranquilidade e segurança. Assim, é ideal para viajar com a família e aproveitar os belos balneários da região.

Imóvel de veraneio

Para quem trabalha muito tempo e raramente passa um tempo com a família, tirar férias e viajar para a própria casa de veraneio em Navegantes é uma excelente opção. Afinal, além de fazer um bom investimento e ter um patrimônio próprio, o investidor ainda pode aproveitar o local para viver momentos de lazer, reunir familiares e amigos para relaxar e esquecer os problemas do trabalho.

Perceba então que por todos os recursos e benefícios da cidade, apostar na economia em Navegantes é um ótimo negócio, com inúmeras oportunidades para você.

Gostou das nossas dicas sobre essa encantadora cidade de Santa Catarina? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das principais informações sobre imóveis em Navegantes. Estamos no Twitter, Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *