O que é golpe do falso aluguel e como evitá-lo?
Em determinadas épocas do ano, como é o caso do verão, por exemplo, inúmeros anúncios são criados em plataformas diversas com o objetivo de alugar imóveis (por temporada, na maioria das vezes). Mas você sabia que esses anúncios podem ser falsos e, assim, prejudicá-lo financeiramente?
O nome dessa prática é golpe do falso aluguel. Para saber melhor o que é e como evitá-lo, continue a leitura!
O que é golpe do falso aluguel?
Basicamente, podemos compreender o golpe do falso aluguel como uma prática na qual o estelionatário coloca um anúncio com uma foto do imóvel em um site, com preço abaixo do praticado pelo mercado, e exige, como contrapartida para locação, uma antecipação de 50% do valor do aluguel. Assim, por exemplo, se o valor do aluguel custa R$ 2 mil, o anunciante cobra R$ 1 mil como “forma” de garantir a sua locação. No entanto, isso não passa de um golpe.
Nesse sentido, cabe destacar que esse golpe é bastante comum no âmbito da internet e envolve não apenas a pessoa interessada em locar o imóvel, mas também corretores de imóveis. Segundo uma matéria exibida pela Globo sobre o assunto, depois de colocar o anúncio no site, o “estelionatário faz contato com um corretor de imóveis para localizar interessados no imóvel. Quando o negócio é fechado, o golpista some com a antecipação pedida no anúncio, lesando tanto a pessoa que pretendia alugar o imóvel como o corretor que serviu de intermediário do negócio.”
O delegado Fabrício do Nascimento, do 18º Distrito Policial da Barra de São Miguel, destacou na matéria publicada pela Globo que a delegacia tem sido procurada por dezenas de pessoas vítimas desse golpe. Essa, cumpre dizer, é uma realidade não apenas dessa localidade, mas de diversas regiões do Brasil. Por isso, todo cuidado é pouco para que você não se torne vítima desse golpe.
Como evitar o golpe do falso aluguel?
Existem algumas atitudes que você pode tomar para se proteger do golpe do falso aluguel. São estas:
• Desconfie do anúncio quando o valor de locação se apresentar muito abaixo do que é praticado pelo mercado;
• Antes de iniciar qualquer negociação, certifique-se de que o imóvel realmente existe no local informado pela pessoa interessada em alugá-lo;
• Se for possível, vá ou envie alguém para visitar o imóvel e conversar diretamente com o proprietário. O ideal é que toda conversa em torno do imóvel ocorra de forma presencial, ou seja, sem ser por aplicativo de mensagens. Assim, você se certifica de que o imóvel realmente existe e que se trata de uma negociação séria;
• Busque extrair o máximo de informações sobre o anunciante. Por isso, prefira sempre entrar em contato por meio de telefone. Assim, você pode realizar perguntas e entender melhor a proposta, bem como verificar sua veracidade;
• Opte, se for possível, alugar um imóvel por uma corretora que seja conhecida e lhe garanta segurança. Assim, você evita passar pela situação do golpe do falso aluguel.
Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A partir dele, buscamos apresentar não apenas o que é o golpe do falso aluguel, mas também fornecer dicas que podem te ajudar a evitá-lo. Fique, portanto, atento!
Para ler mais conteúdos como estes, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?