Ó dúvida cruel! Prós e contras do consórcio imobiliário

Para muitas pessoas, conquistar a casa própria pode ser uma tarefa difícil que demanda tempo e planejamento, afinal nem todos têm a opção de comprar um imóvel à vista. Nesses casos, é possível para recorrer a duas opções: financiamento ou consórcio imobiliário.

Um consórcio imobiliário é uma ótima escolha para as pessoas que já têm um imóvel, ou para aquelas que buscam um investimento ou para quem deseja esperar para conseguir um imóvel. Se você quer tirar suas dúvidas sobre o assunto, continue lendo este artigo e conheça um pouco mais sobre essa opção, bem como suas vantagens e desvantagens!

O que é um consórcio imobiliário?

Um consórcio imobiliário é um tipo de pagamento que envolve um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se autofinanciam e, juntas, arrumam o dinheiro para que tenham a oportunidade de pagar uma casa ou apartamento.

Como funciona o processo?

Essa opção de pagamento consiste em um grupo de pessoas que pagam mensalmente um valor pré-determinado e fazem uma poupança para juntar um dinheiro que garanta um crédito imobiliário para a compra de um imóvel.

Todo mês são realizadas assembleias para definir qual participante será contemplado. Essa escolha é feita geralmente por meio de um sorteio. Porém, os participantes ainda podem dar lances para ter acesso a outras cartas de crédito que ficam disponíveis para quem fizer a melhor oferta.

O valor das parcelas mensais é pago para uma administradora que fica responsável por gerenciar o dinheiro. É muito importante saber escolher uma boa administradora, pois deve ser uma empresa sólida, de confiança e autorizada pelo Banco Central para oferecer esse tipo de serviço.

Quando é uma alternativa viável?

O consórcio imobiliário se torna viável por ser uma forma mais econômica que permite programar a compra do seu imóvel novo ou usado e dá tempo para você planejar todo o processo. Nessa opção você consegue definir o valor para a compra do bem e divide o pagamento em várias parcelas, de acordo com os planos oferecidos pela administradora.

Quais são as vantagens do consórcio imobiliário?

Livre de juros

Nesse tipo de serviço, o crédito total para a compra do imóvel é parcelado no prazo de pagamento do plano. Os cotistas pagam as parcelas para formar o saldo de caixa e ir contemplando os integrantes ao longo do tempo. Sendo assim, no final do plano, você terá pago apenas o que foi combinado, sem nenhum juro.

Economia de dinheiro

O consórcio imobiliário é uma ótima escolha para as pessoas que têm dificuldades em poupar dinheiro, uma vez que você é obrigado a pagar o valor da parcela todo mês para participar do pacote. Além disso, os pagamentos mensais são calculados de acordo com o valor final da carta de crédito, o que faz com que seja mais barato do que um financiamento.

Recuperação do valor investido

Em casos de desistência, o cotista tem a possibilidade de recorrer a três opções para recuperar o dinheiro gasto. A primeira delas é vender a cota para outro participante, que assumiria o pagamento das parcelas restantes.

Outra opção é fazer a renegociação do consórcio para outro bem mais em conta que estiver sendo oferecido. Por fim, ainda é possível pedir à administradora a exclusão do grupo. Nessa modalidade você fica suscetível a algumas multas e encargos conforme determinado em contrato, porém consegue recuperar parte do dinheiro.

Liberdade de escolha

A carta de crédito disponibilizada mensalmente é reajustada de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), mantendo o seu poder de compra. Sendo assim, quando chegar a sua vez de adquirir o imóvel, você tem a possibilidade de comprar um bem novo ou usado em qualquer lugar do território nacional, conforme a sua escolha e suas necessidades.

Uso do FGTS

Você tem a possibilidade de utilizar o seu FGTS na hora de dar os lances ou ser o contemplado da vez com a carta de crédito, porém é preciso estar de acordo com as normas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Flexibilidade

Um grande diferencial do consórcio imobiliário é a flexibilidade que ele oferece. É possível definir o montante da carta de crédito e o valor a ser investido mensalmente, bem como escolher o tempo máximo para o recebimento da carta de crédito e aquisição do bem.

E, por fim, quais são as desvantagens?

Parcelas crescentes

A parcela pode ser um pouco mais cara quando você tem a intenção de dar um lance, ou seja, acaba pagando um pouco mais para adiantar a sua contemplação. Aí que está o problema, muitas vezes o valor dos lances é muito elevado e você acaba tendo que pagar a mais.

Tempo de espera

Para quem não tem pressa na aquisição do imóvel, o consórcio se mostra como uma opção bastante eficaz, porém para muitas pessoas isso ainda pode demorar demais, porque a cada mês somente um membro do grupo é contemplado.

Como a contemplação acontece por meio de sorteios, não tem como prever uma data específica para você ser escolhido, então a única opção é esperar ou dar um lance com valor maior para antecipar a sua vez.

Se você mora de aluguel, por exemplo, o consórcio pode levar alguns anos até a contemplação e durante esse período você pagará o aluguel mais a parcela do consórcio, fazendo com que, mesmo com baixíssimas taxas faça o consórcio se tornar menos vantajoso que o financiamento bancário tradicional.

Risco de inadimplência

Um aspecto muito importante a ser analisado no sistema de consórcio imobiliário é a inadimplência que pode ocorrer. Por se tratar de um grupo de pessoas diferentes, é importante que todos tenham disciplina e responsabilidade para pagar as prestações do plano e garantir a segurança financeira de todos.

Porém, pode ocorrer de alguém atrasar as parcelas e prejudicar todo mundo. Portanto, procure se informar sobre as características do consórcio, entre em um grupo que tenha pessoas que você conheça e sejam confiáveis para que você não saia no prejuízo.

Lembre-se que é muito importante que, antes de entrar em um grupo de consórcio, você tem que conhecer muito bem a administradora. Verifique se ela é de confiança e se tem credibilidade no mercado. Sendo assim, procure se informar sobre todas as características da empresa, bem como sobre o sistema de consórcio, prazos, planos e contemplações.

Muitas pessoas acabam saindo prejudicadas por falta de conhecimento e não usufruem de todas as vantagens presentes no contrato, por isso é muito importante pesquisar e ler com atenção tudo o que o serviço oferece.

Agora você já conhece os prós e contras de contratar um consórcio imobiliário e sabe que, tomando os devidos cuidados, ele continua trazendo muitos benefícios para os cotistas em suas aquisições de imóveis.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre como funciona um consórcio imobiliário? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Continue aqui e veja quando comprar um imóvel e como se planejar para essa aquisição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *