Morar em casa: conheça os 6 principais benefícios aqui!

Quando se decide comprar o imóvel próprio, uma das primeiras dúvidas que surge é: morar em casa ou apartamento?

Para resolver essa questão é preciso entender as características de cada opção, avaliando também suas preferências e necessidades — sempre considerando o futuro! Afinal, tanto a casa quanto o apartamento tem suas vantagens e, por isso, é fundamental balanceá-las para determinar o que atende melhor ao seu perfil e estilo de vida.

Pensando nisso, apresentaremos, hoje, alguns dos principais benefícios de morar em casa, além de dar algumas dicas de como encontrar o imóvel ideal para você e sua família. Preparado? Então siga com a leitura!

Quais são as vantagens de morar em casa?

1. Permite uma maior liberdade

Quem opta por um apartamento tem que lidar com o fato de morar, muitas vezes, no mesmo corredor de outros vizinhos. Sem contar que a maioria dos prédios e condomínios são cercados por outras construções, e algumas pessoas reclamam até mesmo de olhares curiosos para dentro da sua residência – o que atrapalha muito a privacidade.

Sendo assim, uma das grandes vantagens de morar em casa é a sensação de liberdade para os moradores, já que não têm os vizinhos tão por perto e não precisam dividir áreas comuns com outras pessoas.

2. Tem mais espaço

As casas tendem a ser bem maiores que os apartamentos, principalmente se levarmos em conta que, cada vez mais, as construções estão reduzindo o espaço dos imóveis em prédios.

Assim, para quem tem ou pretende ter uma família grande, a casa pode ser a opção ideal, pois permite a realização de reformas com mudanças mais amplas — tanto internamente como externamente —, como a construção de mais um quarto, por exemplo.

3. Não tem despesa extra com condomínio

O condomínio pode ter um valor bem elevado, especialmente em prédios com grandes estruturas ou antigas construções, que necessitam de manutenção constante.

Além disso, há sempre aqueles imprevistos que podem implicar em um aumento na taxa, caso o síndico faça uma má administração e não esteja preparado para os gastos extras.

Dessa forma, esse é mais um benefício de morar em casa, já que essa despesa não existe e você pode usar o dinheiro para realizar melhorias no imóvel ou investir em algo importante para a sua família.

4. Possibilita a realização de festas sem tanta burocracia

Quem gosta de receber e reunir amigos e parentes, morar em casa, com certeza, é a melhor alternativa. Isso porque você pode chamar quem quiser, sem se preocupar com o horário e barulho — claro que respeitando sempre as normas referentes à Lei do Silêncio.

Ademais, tem a vantagem do espaço maior para realizar as confraternizações e até a possibilidade de oferecer um espaço para que aqueles que moram mais distante não tenham que voltar para casa no mesmo dia.

5. Permite que você tenha quantos animais de estimação quiser

É muito comum encontrar regras em condomínios onde só se pode ter uma quantidade e porte determinados de animais de estimação. Quando se mora em casa, isso não acontece!

Além disso, é um ambiente muito mais agradável para o seu pet, visto que ele tem o quintal para correr e brincar — dispensando a necessidade de ter que levá-lo para passear todos os dias.

E para quem não gosta do bichinho dentro de casa — para evitar bagunça —, é possível colocar a água e comida no quintal e, inclusive, educar o cachorrinho ou gato, por exemplo, a fazer as necessidades do lado externo do seu lar.

6. Dispõe de mais vagas na garagem

Todo prédio tem uma quantidade de vagas determinadas para cada apartamento. Assim, muitas vezes, é preciso alugar vagas de outros moradores ou mesmo pagar estacionamentos externos para guardar os veículos. Isso sem falar que quanto maior o número de vagas, maior tende a ser o valor do imóvel.

Ao optar pela casa, todos esses problemas podem ser resolvidos, pois, além de ser um tipo de propriedade que tem mais espaço, você pode também fazer reformas para abrir mais vagas, caso seja preciso.

Como encontrar a casa ideal?

Morar em casa tem muitas vantagens! Contudo, é importante avaliar alguns aspectos na hora da compra, para encontrar um imóvel que atenda ao perfil e às necessidades dos moradores. A seguir, destacamos dois pontos fundamentais nesse momento.

Escolha um bom bairro

Um dos quesitos mais importantes na hora de escolher um imóvel é, com certeza, sua localização. E isso não é à toa! Afinal, o bairro exerce influência em uma série de fatores, que vão desde a segurança até a qualidade de vida.

Nesse sentido, é importante levar em consideração algumas dicas na hora da escolha, como:

  • avalie a distância e acesso dos deslocamentos mais frequentes (da casa para o trabalho, por exemplo);
  • veja se a casa é próxima de centros comerciais, como supermercados, farmácias, bancos etc;
  • observe a infraestrutura do bairro, ou seja, transporte público, serviço de água, rede elétrica, segurança, entre outros.

Defina as características do imóvel

A casa deve ser escolhida de acordo com o seu estilo de vida. Por isso, fique atento se as características do imóvel lhe atendem. Para isso, levante aspectos como:

  • Quantos moradores vão viver na casa?
  • Quantos filhos você tem? Pretende ter mais?
  • Você tem ou deseja ter animais de estimação?
  • Quantos carros a família tem?

Todos esses fatores influenciam no tamanho e no tipo de propriedade que deve ser adquirida — que precisa atender às necessidades de todos.

Morar em casa permite mais liberdade e espaço para a família, além de ser uma alternativa para diminuir os gastos, visto que esse tipo de imóvel não tem despesas extras com condomínio, por exemplo. Contudo, na hora da escolha, é importante pesar o custo-benefício e analisar se alguns aspectos (como a localização e características da propriedade) atendem às necessidades e estilo de vida da sua família.

Decidiu morar em casa, mas não sabe por onde começar a procurar o imóvel perfeito? Não se preocupe. Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco para fazer a compra com segurança e tranquilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *