Descubra se realmente é bom morar em Navegantes!

Localizada em Santa Catarina, Navegantes é uma cidade litorânea que atrai turistas o ano inteiro por causa, principalmente, dos seus quase 11 quilômetros de orla e belas praias. Mas será que é bom morar em Navegantes ou o local só é indicado para o turismo?

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, a população estimada da cidade era de 81.475 pessoas. Em menos de dez anos, a região deu um salto de mais de vinte mil novos habitantes. Então, existe algo que está atraindo os brasileiros a se tornarem moradores da região, não é?

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre Navegantes e sobre quais são as maiores vantagens dessa cidade. Continue a leitura para saber mais!

Belezas naturais

O nome “Navegantes” não é à toa, já que a cidade é voltada para o mar. Com isso, existem diversas belezas naturais para você aproveitar como morador. Sem dúvidas, as praias são as principais.

Dentre elas, existem a do Pontal, a Meia Praia, a do Centro e Gravatá. De modo geral, são indicadas para a prática do surf, de esportes de praia — como vôlei e futebol —, para o banho de mar e, inclusive, para a pescaria, que é um dos pontos fortes da região. Durante o verão, as praias ficam ainda mais badaladas com alguns eventos e estabelecimentos, como shows gratuitos, festas, bares e restaurantes.

Além disso, você pode caminhar à noite no calçadão da Avenida Beira-Mar, que tem uma faixa de ciclovia, e observar a paisagem marcada pelo belo mar e pelas dunas. Outra opção é apreciar o pôr do sol a partir do Farol da Barra.

Se você for ainda mais aventureiro, vale a pena fazer trilhas no Morro da Pedra, que duram cerca de uma hora e, do alto, é possível ter uma visão completa da cidade. Além disso, se preferir, você também consegue fazer voos livres ou de asa delta, já que existem rampas de acesso no topo do morro.

Grande potencial econômico

Santa Catarina é considerada o sexto estado mais rico do país, enquanto Navegantes teve, em dez anos, o maior crescimento de Produto Interno Bruto (PIB) entre as 30 principais cidades catarinenses. As principais atividades econômicas do local giram em torno do turismo, da pecuária, da indústria naval, da agricultura e da pesca. Inclusive, Navegantes tem o terceiro maior centro de pescaria da América Latina.

Além disso, durante o ano inteiro, a cidade recebe mais de 1,6 milhão de turistas pelo aeroporto internacional Ministro Victor Konder, movimentando, assim, a economia. Outro destaque é a indústria naval, já que, no município, existe o Portonave, que é o terceiro porto mais movimentado do país.

Boa localização

Uma das maiores vantagens de Navegantes é a sua boa localização. Afinal, a cidade fica em uma área estratégica, sendo vizinha de Itajaí e próxima de Balneário Camboriú e Joinville. Inclusive, fica a apenas 10 quilômetros do Beto Carrero World.

Então, se você deseja estar próximo do maior parque multitemático da América Latina, Navegantes é uma ótima opção.

Custo de vida razoável

Antes de se mudar para uma nova cidade, saber o custo de vida da região é essencial, certo? No caso de Navegantes, saiba que ele não é tão alto, ainda que o crescimento econômico do local seja constante.

Se comparada às regiões ao redor, Navegantes apresenta a vantagem de ter custos mais baixos. Assim, é possível ter um bom padrão de vida sem gastar muito, por mais que seja uma cidade litorânea.

Além disso, os imóveis estão com preços acessíveis e vale bem mais a pena investir neles do que comprar apartamentos menores em Itajaí ou em Balneário Camboriú, por exemplo. Assim, você consegue morar em um imóvel melhor. Vale lembrar que Navegantes apresenta uma localização estratégica e apelo turístico, então, a tendência é de que a sua propriedade fique ainda mais valorizada nos próximos anos.

Qualidade de vida

Para saber se é bom morar em Navegantes, um detalhe importante é a qualidade de vida dos habitantes, que deve ser considerada. Afinal, você deseja se mudar para um local a fim de viver melhor nele, não é mesmo?

Então, saiba que, em 2015, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Navegantes foi considerada a quinta melhor cidade catarinense. Em relação ao país todo, a cidade alcançou a 63ª posição no ranking. Esse índice avalia alguns quesitos, como educação, saúde, emprego e renda média mensal dos habitantes.

Segundo os dados do censo demográfico de 2010, a taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 97,4%, número considerado alto. Além disso, a região apresentou 87,5% de domicílios com esgotamento sanitário correto.

Aliás, no quesito emprego, Navegantes apresenta boas oportunidades para os habitantes, conquistando o terceiro lugar no ranking em relação ao estado de Santa Catarina. A cidade ainda apresenta ótimos bairros para morar, como:

  • São Domingos: um dos mais populosos do local, faz divisa com o centro e é bem residencial, contando com uma infraestrutura adequada;
  • Gravatá: apresenta um dos maiores crescimentos urbanos da região, além de ter belezas naturais que favorecem as práticas esportivas e a qualidade de vida ideal;
  • Machado: indicado para quem busca tranquilidade, esse bairro é mais afastado das praias e mais próximo das indústrias;
  • Centro: já se você busca praticidade, o centro é a melhor escolha, apesar de ter os imóveis mais disputados;
  • Meia Praia: uma praia com larga faixa de areia, um parquinho para as crianças, uma quadra para a prática de esportes, uma pista para caminhar e diversidade de bares e restaurantes são alguns dos atrativos desse bairro;
  • São Pedro: esse bairro também é conhecido como Pontal, contando com uma boa infraestrutura e uma oferta adequada de serviços básicos;
  • Volta Grande: o bairro é caracterizado como polo industrial e, recentemente, passou a receber novos moradores devido às novas ofertas de emprego na região;
  • Pedreira: por último, temos a Pedreira, que concentra imóveis rurais e tem recebido investimentos pela prefeitura.

Como você pôde perceber neste artigo, com certeza, é bom morar em Navegantes, já que a cidade tem apresentado desenvolvimento e crescimento constantes, possibilitando a qualidade de vida que você sonha em ter.

Então, gostou de conhecer um pouco melhor essa cidade? Conte nos comentários o que mais chamou a sua atenção em relação a Navegantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *