Dicas de esportes para praticar na praia de Navegantes
A praia é um ambiente democrático, inclusivo e que permite uma série de atividades recreativas e de lazer.
Dentre essas atividades, a prática de esportes costuma mobilizar muitas pessoas, ao aliar saúde, bem-estar, diversão e contato direto com a natureza. Dessa forma, conheça algumas dicas de esporte para praticar na praia, afinal de contas Navegantes conta uma orla marítima de aproximadamente 12 quilômetros, divididas e Praia Central, Meia Praia, Praia do Pontal e Gravatá.
Beach Tennis
Criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália, em 1996 o esporte começou a se profissionalizar.
Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.
O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.
Em média, o Beach Tennis queima cerca de 600 calorias por hora, fortalece as pernas, tonifica os braços e o abdômen, ao mesmo melhora o fôlego. Além disso, realizar exercícios na areia é uma maneira saudável de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular, por conta de sua intensidade e dinâmica.
Frescobol
Modalidade esportiva tipicamente praiana, o frescobol nasceu no Rio de Janeiro, em meados dos anos 50 nas areias de Copacabana.
O esporte, extremamente instrutivo e lúdico, pode ser jogado por duas pessoas ou mais, exigindo apenas raquetes e uma bolinha.
O objetivo da prática, que estimula mais a cooperação entre os jogadores do que a competitividade, é rebater a bola sem deixá-la cair.
Algumas regras básicas são manter uma distância mínima de oito metros entre os atletas e ter um senso de equilíbrio e força na rebatida da bola.
Frisbee
Basta contar com um disco achatado capaz de plainar no ar para gastar uma boa energia nessa atividade extremamente leve e simples.
Muito fácil de se jogar e recomendado para todas as idades, sendo uma ótima opção para brincar com as crianças, o frisbee pode ser praticado em duplas, sozinho ou até com o seu cachorro.
Surfe
Esporte mais praticado no mar, o surfe sempre atrai muitos interessados e é favorecido pelas condições climáticas propícias do Brasil.
Para se praticar, é necessário se equilibrar em uma prancha, deslizando sobre as ondas a partir de movimentos e acrobacias coordenadas.
Futevôlei
Se você conta com uma família grande ou está reunido na praia com amigos, o futevôlei é um ótimo esporte para praticar em grupo.
Com duas a quatro pessoas em cada lado da quadra já é possível formar equipes para uma partida, que consiste em marcar pontos na área adversária, separada pela rede.
Nessa modalidade, qualquer parte do corpo pode ser utilizada para executar as ações com a bola, exceto as mãos.
Vôlei de praia
Outro tradicional esporte praticado em grupo é o vôlei de praia. Assim como no futevôlei, uma rede separa os lados das duas equipes, que podem ser formadas por duplas ou mais pessoas.
Também é possível jogar sem redes, bastando apenas formar uma roda de jogadores para tocar a bola de um para o outro, em uma atividade menos intensa, mas não menos desgastante.
Futebol na areia
Esporte mais popular do mundo e febre no Brasil, o futebol também é uma modalidade que se adapta bem ao ambiente praiano.
Divertido, sociável e ideal para a melhora do condicionamento físico, o futebol de areia exige apenas uma bola e duas traves, que podem ser improvisadas com objetos, como cocos, sandálias ou pedras.
Corrida
Na praia é possível ainda praticar corridas, aproveitando a extensão de areia para fortalecer os músculos, melhorar a resistência e as condições cardiorrespiratórias.
Slackline
Praticado em muitos locais, o slackline se ambienta muito bem ao clima de praia.
Para realizá-lo basta prender uma fita em dois lugares bem firmes, geralmente troncos de árvore, e sair andando sobre a linha.
A modalidade estimula o equilíbrio, a concentração e a coordenação motora.
Gostou do conteúdo? Visite o nosso site!