Conheça mais sobre a história de Navegantes aqui!

A cidade de Navegantes, em Santa Catarina, é certamente uma pequena notável. Com apenas 55 anos de história e pouco mais de 70 mil habitantes, o município já se destaca como um dos mais importantes do sul do país por conta de seu grande potencial econômico e de suas praias.

Quer conhecer um pouco sobre a história de Navegantes? Confira o post e prepare-se para se apaixonar!

A fundação de Navegantes

A cidade pertenceu ao município de Itajaí até 1962, quando se emancipou e deixou para trás o nome de Nossa Senhora dos Navegantes.

Com a sorte geográfica de ter sido criada de frente para o mar, a região de Itajaí abrigava mais de 40 famílias de pescadores e agricultores. João Dias D’Arzao é considerado o primeiro morador de Navegantes, já que sua fazenda foi fixada no ano de 1700 exatamente onde hoje fica o município. A separação da cidade foi assinada em 14 de maio.

A economia da cidade

Embora nova, Navegantes é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina! Por ser também o maior do país, sua economia depende muito dessa atividade, que emprega 60% dos moradores.

Além da pesca, a cidade é bastante conhecida por sua indústria naval. A mão de obra do setor é a mais especializada do país, o que levou Navegantes a ter um porto líder de mercado e o terceiro mais movimentado do Brasil, a PORTONAVE. 

Outro setor que aquece a economia é o turismo, já que suas praias e belezas naturais atraem visitantes do país inteiro em busca de momentos de lazer com excelente infraestrutura.

A qualidade de vida também movimenta o setor de construção civil, uma vez que Navegantes atrai novos moradores ano após ano e novos empreendimentos precisam ser lançados para atender a demanda.

O aeroporto internacional

Em 1961, o olhar visionário do então prefeito de Itajaí, Eduardo Sólon Canziani, já declarava como urgente a existência de um aeroporto na região. A construção só aconteceu nove anos depois — e hoje se destaca como um dos aeroportos mais importantes do país.

O aeroporto internacional Ministro Victor Konder é o maior aeroporto de transporte de cargas de Santa Catarina e o sétimo da Infraero, que o administra desde 1980. Sua contribuição para a cidade está no fato de ele receber mais de 1,6 milhões de passageiros por ano, atraindo empresas e pessoas mesmo em épocas de baixa temporada.

As vantagens de viver em Navegantes

Navegantes é uma cidade com infraestrutura completa, mas que ainda guarda ares de cidade praiana de férias. Sua qualidade de vida e exuberante beleza natural fazem do município um destino muito procurado não só para férias, mas também para quem deseja mudar de vida e acordar todos os dias olhando para o mar das praias de Gravatá, Meia Praia e Praia Central.

Outra vantagem é o estímulo à prática de esportes, já que o mar da cidade é muito procurado por surfistas e as áreas afastadas convidam os moradores a conhecerem as diversas atividades ao ar livre e as opções de turismo ecológico.

Mas, não é só de praia e calmaria que vive um morador de Navegantes. A proximidade da cidade aos grandes centros urbanos — como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville — favorece aqueles que gostam de um estilo de vida mais agitado e que não abrem mão da vida noturna.

Sendo assim, quem decide morar em Navegantes consegue usufruir do melhor da tranquilidade e do agito na medida certa, com as necessidades atendidas e o ar puro que o dia a dia exige.

Como você pôde perceber, a cidade de Navegantes é uma criança em comparação às cidades com centenas de anos de vida, mas se firma como uma das mais promissoras do país.

Gostou de conhecer um pouco sobre a história de Navegantes? Aproveite para compartilhar o post com seus amigos em suas redes sociais e divulgar essa cidade fascinante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *