Conheça a história do aeroporto de Navegantes
Powered by Rock Convert

Inaugurado no dia 12 de março de 1970, o aeroporto de Navegantes é direcionado para toda a região do Vale do Itajaí e hoje é um dos mais importantes do estado de Santa Catarina.

Ao longo de todo o ano, o local recebe, em média, 1,5 milhão de pessoas. Ele opera diariamente voos domésticos para diversas cidades do Brasil, além de fazer viagens para destinos da América do Sul.

Quer saber mais sobre essa importante construção de Navegantes? Então, confira agora a sua história, detalhes da infraestrutura e as mudanças que aconteceram com o passar dos anos.

História do aeroporto de Navegantes

Originalmente chamado de aeroporto de Itajaí, o aeroporto de Navegantes sofreu transformações oito anos após a sua fundação. Foram inclusos pista, pátio e terminal ampliados para receber maiores aeronaves. Já em 1980 ele passou a ser controlado técnica, administrativa e operacionalmente pela Infraero.

Em 2002, mais uma mudança aconteceu e o local passou a se chamar Aeroporto de Navegantes Ministro Victor Konder, em homenagem ao político catarinense. Em 2004, o terminal de passageiros aumentou, passando de 1.850 m² para 5.200 m².

Infraestrutura 

No aeroporto de Navegantes operam as companhias aéreas Latam, Gol e Azul, mas a Avianca também funcionava no local antes de a empresa anunciar a sua extinção. 

A infraestrutura é preparada para receber pessoas com deficiência ou que têm mobilidade reduzida. Afinal, conta com um elevador adaptável e cadeiras de rodas acessíveis para quem necessitar delas. 

Além disso, o interior do aeroporto abriga cafés, lanchonetes e quiosque de chopp. Outras opções de estabelecimentos para visitar são as lojas de roupas e artesanatos. Quem demanda serviços essenciais pode aproveitar a Casa de Câmbio, os caixas eletrônicos e a venda de proteção extra para bagagens.  

Mudanças previstas

Com o objetivo de garantir mais conforto aos passageiros, a Infraero anunciou um novo projeto de ampliação e modernização.

De acordo com o planejamento, estão previstas a ampliação das áreas de embarque, desembarque e check-in, maior quantidade de sanitários,  inauguração de uma sala internacional, climatização de todo o ambiente e instalação de novas escadas rolantes, esteiras e elevadores.

Enquanto isso, as áreas comerciais, órgãos públicos e infraestrutura básica (luz, água, etc.) também serão alargadas. Para você ter uma noção, estima-se que a sala de embarque aumente em 491,51% e a de desembarque fique 240,65% maior que o tamanho atual.

Dessa forma, após o investimento nas obras, é esperado que  local salte de 5,2 mil metros quadrados para 13,6 mil metros quadrados.

Informações úteis

Como está localizado no bairro Meia Praia, podem existir diferentes rotas para chegar ao aeroporto de Navegantes. Tudo depende de onde você estiver hospedado. Por isso, vale a pena acessar o site da Infraero que disponibiliza possíveis rotas de acordo com a sua localização.

De qualquer forma, ao chegar ao local, é possível pegar táxis das 06h às 00h ou traslados privados que levam os passageiros para Blumenau e Balneário Camboriú direto do aeroporto. Também existem empresas que fornecem aluguel de carros no interior do lugar, além de estacionamento com cerca de 300 vagas.

Ficou claro que o aeroporto de Navegantes é bem preparado para receber turistas de diferentes pontos do Brasil e da América Latina, cuja estrutura tem a tendência de se tornar ainda mais moderna e segura.

Quer saber mais sobre Navegantes? Então, veja neste artigo alguns motivos para morar na cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *