Conheça 4 principais dúvidas sobre financiamento imobiliário

Quem sonha em comprar uma casa própria pode se assustar com a quantidade de financiamentos imobiliários disponíveis no mercado — e esses são repletos de taxas, índices, critérios e exigências que podem confundir qualquer um, mesmo os mais entendidos no assunto.

As dúvidas que surgem, então, acabam por tornar a transação mais difícil, já que é necessário entender os valores praticados e tudo mais o que tange o financiamento. Para ajudar você a escolher uma boa opção para seu orçamento e para seu futuro, preparamos esse texto com 4 dúvidas sobre financiamento imobiliário.

Se essa é a possibilidade que você tem de adquirir seu imóvel, fique ligado e aproveite o post! Vamos lá?

1. Posso financiar um imóvel mesmo ganhando pouco?

Sim, com planejamento, qualquer pessoa pode adquirir um financiamento imobiliário. Para ajudar na realização desse sonho, famílias com baixa renda podem receber vantagens. 

O governo federal prevê que o programa habitacional Minha Casa Minha Vida facilite a aquisição de um imóvel para moradia para famílias com renda total de até R$ 9 mil por mês (não que este valor seja baixo, mas é o teto do programa Minha Casa Minha Vida). Dependendo da faixa de renda, a família pode inclusive receber subsídio, como é chamado o valor oferecido para a entrada do pagamento.

A ideia do programa é oferecer parcelas a preços acessíveis e taxas de juros menores do que as tradicionalmente praticadas pelas instituições. 

2. Todos podem financiar um imóvel?

Nem todos estão aptos a terem um financiamento imobiliário aprovado pelas instituições. Alguns financiamentos têm regras específicas para os proponentes, mas, em geral, os critérios são semelhantes.

Para que você seja aprovado, não pode ter score bancário baixo e seu nome não pode constar nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, …). Se esse é o seu caso, é importante negociar as dívidas com os credores e tentar pagá-las para que o nome deixe de estar negativado.

A falta de dinheiro para ser oferecido como entrada também pode adiar o sonho da compra do imóvel. Hoje em dia praticamente nenhum banco aceita financiar a totalidade de uma propriedade, mas, mesmo com a possibilidade, o valor das parcelas aumenta consideravelmente — e consequentemente o total do imóvel pode superar um pouco seu valor de mercado.

Os bancos também costumam dar preferência para pessoas que tenham renda fixa e carteira assinada, já que dão a segurança de que as parcelas serão pagas.

3. Os juros são muito altos?

Nem sempre. Os bancos costumam praticar taxas de 9 a 12% ao ano, que podem ser consideradas super baixas se comparadas aos mais de 20% ao ano dos financiamentos para veículos.

A boa notícia é que a concorrência, hoje, faz com que cada instituição ofereça sua vantagem, de forma que a Caixa Econômica Federal não é a única opção. 

O importante é conversar com cada banco para entender os valores que praticam e simular o preço das parcelas, sem deixar de ficar atento ao tempo de financiamento e ao valor final que será pago.

4. Posso utilizar o saldo do FGTS para abater parte do valor do imóvel?

Sim. É possível que os trabalhadores utilizem o valor depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar como entrada, pagar prestações do financiamento ou quitar uma propriedade, desde que tenha contribuído por, no mínimo, 36 meses. 

É preciso ficar atento, no entanto, para a modalidade de financiamento que você está contratando, já que o FGTS só é aceito por meio do Sistema Financeiro de Habitação e se não houver parcelas atrasadas. Outra exigência importante é que o valor do fundo não deve ultrapassar os 80% dos valores das prestações.

Antes de começar a procurar imóveis, é importante conhecer como funcionam os financiamentos e realizar as simulações que estão disponíveis, tanto online quanto diretamente nos bancos.

Para ajudar você nessa missão, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança, já que esses profissionais entendem do mercado imobiliário e podem facilitar a sua transação.

Está ansioso para começar a procurar sua nova casa? Aproveite e veja as opções que a Cadin Imóveis tem para você e tire essas e outras dúvidas a respeito do financiamento imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *