Comprar imóvel na planta ou pronto: qual a melhor opção?

Seja para se mudar, ter uma casa de veraneio ou fazer um investimento para locação, a aquisição de um empreendimento é sempre um grande passo. Por isso, as dúvidas em relação a comprar imóvel na planta ou pronto podem dar as caras: será que há uma opção melhor que outra?

A verdade é que cada uma tem seus pontos positivos e negativos. Logo, fazer a escolha ideal depende muito da comparação desses prós e contras, tendo em vista as necessidades e os desejos da família.

Preparamos este texto com as principais características dos imóveis prontos e na planta para facilitar sua decisão. Confira!

Imóvel na planta vs. pronto: confira prós e contras

O imóvel na planta é negociado com construtoras ainda em fase de construção, enquanto o pronto já se encontra em condições de uso. A consequência mais marcante dessa diferença é que o primeiro pode demorar alguns meses ou anos para poder ser habitado.

Por outro lado, empreendimentos com a construção em curso costumam ser vendidos por valores mais baixos, o que representa um atrativo interessante em relação aos imóveis prontos. Veja outros aspectos que diferenciam as duas opções.

Planejamento de compra

O imóvel pronto tem a vantagem de poder ser visitado pelos interessados. Desse modo, fica mais fácil planejar a distribuição dos ambientes, pensar se a sua mobília se adequará ao espaço e se o tamanho do imóvel corresponde às necessidades da família.

No imóvel em construção, por mais que haja a planta e até mesmo projeções dos ambientes, essa visualização não é tão efetiva. Nesse caso, vale a pena buscar empreendimentos que estejam decorados para visitação no modelo de planta que você tem interesse em comprar. 

Investimento

O imóvel na planta é conhecido por ser bem mais barato que o pronto. E é verdade: o investimento costuma ser menor porque os empreendimentos em construção são vendidos por um preço abaixo do mercado.

Sem contar que há mais flexibilidade na aplicação inicial — em imóveis prontos, o valor mínimo da entrada nos principais modelos de financiamento imobiliário fica em torno de 30% do preço total. Quanto ao imóvel na planta, muitas construtoras permitem o parcelamento da entrada durante o período de construção.

No entanto, vale a pena observar que, se o comprador mora de aluguel atualmente, essa vantagem no valor do imóvel na planta acaba sendo irrelevante. Afinal, até a entrega das chaves ele terá o custo mensal com a sua atual moradia.

Instalações

Com a compra do imóvel na planta as instalações serão completamente novas, tanto na parte de acabamento quanto na estrutural. Desse modo, custos com manutenção ou reparos nos sistemas elétrico e hidráulico, por exemplo, demorarão bastante para acontecer.

Esse também é o caso no imóvel pronto, mas que ainda não foi habitado e cujo empreendimento foi finalizado recentemente. Se o imóvel em questão é usado, a dica é contar com uma boa imobiliária para realizar uma vistoria detalhada e, assim, rever a precificação ou exigir reparos do atual proprietário antes de concretizar a compra. 

Além disso, um ponto a favor dos imóveis na planta é que, dependendo da construtora, há certa flexibilidade de personalização por parte do comprador. Assim, dá para fazer sugestões sobre a planta ou decidir como será o acabamento, por exemplo, ainda na fase de construção, evitando reformas após a mudança.

Disponibilidade para ocupação

Agora, em relação à disponibilidade para ocupação, não há dúvidas de que o imóvel pronto é mais vantajoso. Assim que todos os trâmites da transferência de propriedade são concluídos, o comprador já pode ocupar o imóvel para habitação ou para uso em veraneio, por exemplo.

A entrega das chaves de imóveis na planta pode variar muito, mas gira em torno de 16 a 36 meses, ou seja, até 3 anos. Então, esse certamente é um ponto desfavorável se você tem pressa em ocupar o imóvel. Agora, se a aquisição é para fins de investimento no longo prazo, esse não é um empecilho. 

Valorização do imóvel

Já ouviu falar que os imóveis comprados na planta têm grande potencial de valorização, não é? Sim, essa é uma característica bastante conhecida e, se você está interessado na compra com olhos de investidor, pode ser decisiva.

No entanto, vale lembrar que o investimento em imóveis costuma ser muito seguro, então, essa característica não deixa de existir também no imóvel pronto. Além disso, outros fatores contribuem com a tendência de valorização, como a localização em uma cidade com potencial econômico, boa infraestrutura da região etc. 

Financiamento

Por fim, o financiamento é possível nos dois casos. A diferença entre comprar imóvel na planta ou pronto fica para a possibilidade de fazer o acordo diretamente com a construtora, no primeiro caso. Em algumas situações, há mais facilidades na concessão de crédito do que nos financiamentos bancários, desde que se trate de uma empresa confiável. 

O imóvel ideal: compare as duas opções

Agora que você já entendeu um pouco sobre cada aspecto envolvido nessa decisão, compare os principais pontos na hora de comprar imóvel na planta ou pronto.

Imóvel pronto

Pontos favoráveis:

  • rapidez na ocupação;
  • possibilidade de visitar o imóvel antes de optar pela compra;
  • mais segurança na aplicação financeira, já que o bem será entregue rapidamente.

Pontos desfavoráveis:

  • o valor do metro quadrado costuma ser maior que o do imóvel na planta;
  • pode ser que a estrutura e o acabamento não estejam 100%, em caso de imóvel usado.

Imóvel na planta

Pontos favoráveis:

  • investimento mais lucrativo, pois o valor de compra é mais baixo e há um grande potencial de valorização;
  • possibilidade de alterar algumas coisas no imóvel durante a fase de construção;
  • as instalações são novas em folha, o que garante mais tempo sem gastos com manutenções e reformas.

Pontos desfavoráveis:

  • a entrega das chaves pode ocorrer somente meses ou até anos após a compra;
  • não é possível visitar o imóvel antes da aquisição.

Como você viu, muita coisa entra em jogo na decisão sobre comprar imóvel na planta ou pronto. Assim, o ideal é considerar as necessidades e preferências da família, além, é claro, de contar com uma imobiliária especializada para tirar todas as dúvidas e fazer a melhor escolha.

Por isso, navegue pelo site da Cadin Imóveis e conheça nossos diferenciais para a concretização do seu sonho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *