Comprar apartamento antigo ou novo: como definir a melhor opção?

Muitos aspectos devem ser considerados na hora de escolher um apartamento. Tudo deve ser feito com cautela, pois estamos falando de um alto investimento e de um patrimônio que acolherá você e sua família por muitos anos.

Assim, para fazer a melhor escolha é essencial atentar a alguns detalhes: além de características como localização e formas de pagamento, o futuro morador deve pensar se deseja comprar um apartamento antigo ou novo.

O ideal, nessa decisão, é entender quais as particularidades de um imóvel usado e de um recém-construído. Por isso, continue a leitura, conheça as vantagens e desvantagens de cada um e garanta uma mudança sem estresse!

Apartamento antigo

Desvantagens

Conservação comprometida

Um dos maiores problemas em adquirir um apartamento antigo é deparar-se com imóveis em estado de conservação comprometido. Como o imóvel já é usado há algum tempo, certos danos podem estar presentes. Portanto, é fundamental ficar de olho nesses detalhes.

Observe a existência de sinais de bolor ou rachadura nas paredes. O que parece simples pode ser a superfície de um problema que danificou a estrutura do imóvel.

Uma questão recorrente é o de fiação, principalmente aquela com mais anos de uso. É importante lembrar que problemas elétricos exigem grandes gastos e ainda podem atentar contra a segurança da sua família.

Outra desvantagem é a possível presença de vazamentos e outros problemas na parte hidráulica que, além de desperdiçarem água, vão exigir que você tenha ainda mais gastos no pós-compra. As tubulações mais antigas podem apresentar material corroído pelo tempo. Tudo isso, influencia negativamente na avaliação do imóvel e faz com que ele desvalorize ao decorrer dos anos.

Pouca (ou nenhuma) área de lazer

Construções com mais de vinte anos foram construídos em épocas em que as áreas de lazer não eram muito valorizadas. Hoje, empreendimentos com playground, piscina e churrasqueira são praticamente unanimidades no gosto dos brasileiros.

Muito disso acontece por conta da segurança. Antes, os pais deixavam seus filhos brincarem na rua e, hoje, prezam por tê-los mais próximos e em um ambiente tranquilo, que os deixem despreocupados.

A ausência de garagens também é uma desvantagem. Ainda que o edifício ofereça este espaço, em geral, ele é destinado a um veículo.

Problemas com documentação

Apartamentos antigos trarão muita dor de cabeça para o comprador na hora da burocracia, caso haja dados faltantes na papelada. Muitas certidões e documentos também se perdem com o tempo.

É importante lembrar que, além disso, um imóvel antigo pode apresentar inadimplência de tributos e até bloqueios judiciais. E sim, é possível tirar novos documentos e comprar um apartamento já usado, mas isso vai exigir de você uma boa dose de paciência.

Vantagens

Cômodos mais amplos

Unidades habitacionais antigas costumam apresentar uma planta muito maior e com cômodos espaçosos. Ao contrário dos novos empreendimentos, estes apartamentos também têm pé-direito (altura entre o piso e o teto) alto e agradam aqueles mais tradicionais e que carregam móveis de diversas gerações.

Se você não é muito fã de um conceito minimalista, talvez esta seja uma boa oportunidade para você. Pois, além de bonito, um apartamento amplo possibilita mil formas de decorar a casa de acordo com o seu estilo.

Paredes espessas

Acredite, esta é uma grande vantagem dos apartamentos antigos. Ao longo do tempo, as construtoras começaram a democratizar os imóveis e, com isso, tiveram que cortar os gastos com materiais, deixando as paredes mais finas.

Esta característica faz com que você ouça todas as tubulações do prédio funcionando, o que não é agradável quando seu vizinho precisa acionar a descarga durante a madrugada, por exemplo. Já paredes grossas oferecerem maior resistência à construção, você não sofre tendo que sussurrar a partir das 21h.

Preço mais acessível

Esta é uma das vantagens mais determinantes, não é mesmo? O valor de apartamentos usados é mais convidativo do que o de imóveis novos. Dessa forma, ainda que uma unidade precise de reparos, faça uma avaliação para saber se será benéfico ao seu objetivo tomar essa decisão. Tudo depende do que precisa ser feito e do que você prioriza em um apartamento.

Apartamento novo

Desvantagens

Espaço reduzido

Uma das características mais presentes dos apartamentos novos é a limitação de espaço. Muitas unidades apresentam cômodos pequenos e com conceito aberto (cozinha e sala conjugadas). É comum que famílias maiores não se habituem a esses modelos. Ainda que existam dois ou três quartos, o pouco espaço das áreas comuns pode prejudicar o conforto e a rotina dos moradores.

Preços elevados

As unidades habitacionais mais novas exigem maior investimento. Isso porque, além de o morador usufruir de um apartamento que nunca recebeu ninguém, o projeto e a estrutura são mais modernos. Esses benefícios refletem no preço e faz com que você precise pagar um pouco mais por eles.

Também são responsáveis por encarecer o apartamento novo: os itens de segurança do empreendimento, as áre1828as de lazer e os materiais novos utilizados na obra.

Condomínios mais populosos

Os empreendimentos mais modernos costumam contar com diversas torres de inúmeros apartamentos. Isso, para tornar o condomínio mais barato e gerar maior lucro para as construtoras. O problema é que, se você não gosta muito de interagir, não terá como desviar da presença dos vizinhos nas áreas compartilhadas. As reclamações por barulho ou outros problemas também se tornam mais frequentes.

Vantagens

Projetos modernos

Imóveis novos contam com projetos modernos e plantas mais funcionais do que as unidades antigas. Características como cozinha americana e sala conjugada agradam os inovadores. Além disso, os apartamentos contam com plantas inteligentes, que aumentam o conforto e a economia dos moradores.

Eles também são construídos com materiais de última geração, principalmente se estiver sob responsabilidade de uma construtora idônea. Garantindo, assim, uma vida útil mais longa ao seu patrimônio.

Áreas de lazer para todos os gostos

Hoje em dia, os empreendimentos são verdadeiras minicidades! Os condomínios não se resumem mais a oferecer salão de festas e playground, têm à disposição dos moradores um mundo de possibilidades.

Opções como piscina, quadras poliesportivas, espaço gourmet, academia e até cinema ganham a preferência de famílias com crianças, já que elas podem manter seus filhos brincando livremente e em segurança.

Condomínio mais barato

Parece controverso que um empreendimento com piscina tenha taxa condominial mais em conta do que um apartamento sem portaria, não é mesmo? Mas isso acontece. Como o número de moradores é muito maior nos novos empreendimentos, a divisão dos gastos fica acessível e, permite a você, morar bem por um preço justo.

É importante que, junto com esta decisão, você analise as necessidades e as prioridades da sua família. Uma imobiliária pode lhe ajudar nessa escolha, já que os profissionais entendem do mercado e do que pode influenciar na qualidade de vida da sua família. Além disso, o atendimento personalizado garante a segurança que você precisa em uma compra tão importante.

E agora, já sabe se prefere comprar um apartamento antigo ou novo? Conte com a gente na busca por seu imóvel ideal. Entre em contato com a Cadin Imóveis e confira as melhores condições para você!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *