Como uma escolher uma imobiliária? Descubra aqui!

Saber como escolher uma imobiliária é uma tarefa que exige cautela e muita pesquisa. Fechar negócios imobiliários com uma empresa comprometida e profissional pode fazer toda a diferença na sua transação e evitar dores de cabeça no futuro.

Não adianta escolher uma propriedade que tenha o número de cômodos que sua família precisa e que seja na localização de sua preferência; é necessário ter a certeza de que o preço é justo, que os impostos e taxas estão devidamente regularizados e que a documentação está em dia.

Esses são detalhes que devem ser deixados sob responsabilidade de quem tem vivência em todos os processos que envolvem a compra e venda e que conhece o mercado imobiliário e as leis que o regulamentam. Quer saber o que levar em conta na hora de escolher uma imobiliária? Confira nossas dicas e garanta uma compra segura!

Verifique o registro junto ao CRECI

O primeiro passo para saber se uma imobiliária é de confiança e de que trabalha na legalidade é verificar se a empresa está registrada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). 

Esse é um órgão regional, vinculado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), que supervisiona os trabalhos das imobiliárias e corretores, garantindo um serviço com seriedade e dentro do que permitem as regras. Além disso, caso haja algum problema, o CRECI é uma das alternativas para que você recorra em busca dos seus direitos.

Visite o escritório da imobiliária

Esse é um detalhe que muita gente deixa de lado, mas que pode dizer muito sobre a empresa. Antes de decidir pela imobiliária que vai cuidar da compra do seu imóvel, vá até a sede da empresa e observe com atenção como é o local.

Uma imobiliária séria não deixa de investir em um espaço de trabalho organizado, bonito e limpo. Além disso, observe a dinâmica de trabalho dos funcionários e se eles parecem satisfeitos, indicando que são bem tratados e recebem de acordo com o mercado de trabalho.

Analise também se você recebe um atendimento cortês e personalizado, pois isso pode garantir que os funcionários serão acessíveis e solícitos quando você precisar deles.

Observe os imóveis oferecidos

Uma dica fundamental para descobrir como escolher uma imobiliária de confiança é analisar seu catálogo e os imóveis que estão sob sua responsabilidade. Uma empresa de boa reputação e que trata o cliente como prioridade tem à disposição casas variadas, apartamentos desde Minha Casa Minha Vida aos de luxo e lançamentos, já que todo proprietário ou construtora quer fazer negócio com ela.

Além disso, ter uma carteira de imóveis recheada torna mais fácil a busca por seu imóvel, já que a imobiliária sempre terá uma propriedade que se encaixe nas suas necessidades. 

É importante checar, também, se a empresa oferece o serviço de encomenda de imóvel, que é quando o comprador descreve o tipo de imóvel que precisa e a imobiliária sai em busca dele. Esse diferencial denota comprometimento, garantia e confiança no próprio trabalho.

Pesquise o histórico da empresa

Para não cair em furadas na hora de escolher uma imobiliária, faça uma pesquisa detalhada a respeito de sua reputação e da forma como ela trabalha.

Utilize os sites de busca e de reclamação de consumidores para verificar se existem queixas e se elas são frequentes. Uma imobiliária de confiança procura resolver o problema de quem busca os seus serviços e se esforça para que o período pós-negociação seja satisfatório para todos.

Instituições de defesa do consumidor também podem ser aliados nesse processo de pesquisa.

Além disso, inclua na sua pesquisa a conversa com antigos clientes e pessoas que fizeram negócios com a empresa, além de investidores do setor, que conhecem bem a respeito da reputação das imobiliárias.

Saber como escolher uma imobiliária pode não ser um processo muito simples, mas é essencial para que você garanta uma compra tranquila, sem pendências e sem arrependimentos. Agora você se sente mais seguro para procurar seu imóvel? Converse conosco e conheça nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *