Como organizar a agenda em 2018 e otimizar o tempo em família?

O congestionamento no trânsito, o patrão que pediu para fazer aquele trabalho de última hora, o cansaço da dupla jornada ao ter que conciliar as tarefas domésticas com as empresariais, o sono acumulado, a hora extra para conseguir economizar dinheiro e comprar uma casa

São muitas desculpas e tanta coisa para fazer que parece não sobrar tempo para mais nada. Aquela viagem ou mesmo o almoço de final de semana com a família acaba sempre ficando em segundo plano.

Se você está se enxergando nessa história, saiba que não precisa de um dia com mais de 24 horas para resolver os problemas. Com organização, é possível definir melhor as suas prioridades e otimizar tempo para se dedicar às pessoas que ama. Quer saber como? Veja abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo:

Invista em momentos de lazer

Conhece aquele ditado que diz: “o trabalho dignifica o homem”? Que ele é válido todo mundo reconhece. Mas, para ter plenitude na vida, é preciso ir muito além disso. E o segredo é ter equilíbrio entre o meio profissional e o pessoal.

Então, reserve na sua agenda — a médio, curto e, até mesmo, a longo prazo — um espaço para a viagem de férias com sua família, o passeio no clube da cidade, a visita aos amigos de longe que há tanto você deseja reencontrar.  

Com certeza, esses momentos de entretenimento vão ser importantes para recargar sua energia e torná-lo uma pessoa mais feliz!

Faça refeições em conjunto

Mas você não precisa ficar esperando uma vaguinha na agenda ou as férias do próximo ano para conseguir planejar algo. Que tal, por exemplo, aproveitar o almoço de hoje e reunir todo mundo?

Escolher uma refeição do dia para fazê-la em conjunto é uma boa oportunidade de ter mais contato com a família e estreitar laços.

Não leve trabalho para casa

Sabemos que a rotina em uma empresa é corrida: são várias demandas para fazer ao longo do dia e, muitas vezes, sob a pressão de entregar resultados dentro de um prazo apertado.

Para dar conta de tudo, muitas pessoas se rendem à tentação de levar material para casa com a desculpa de otimizar tempo e ser um profissional mais produtivo. 

Se você pensa assim, saiba que está bem enganado: levar trabalho para a casa pode deixá-lo mais estressado, prejudicar sua produtividade por causa do cansaço e, ainda, contribuir para que perca aquele momento importante com a família — o primeiro passinho do bebê, por exemplo — que não se repete.

Faça exercícios em família

Independentemente de você ser ou não adepto de alguma prática esportiva, saiba que fazer exercícios junto à sua família é um hábito que só traz benefícios para a sua saúde e a deles.

Além disso, é uma importante forma de criar motivação para movimentar-se e incentivar as outras pessoas da casa. E vale de tudo: de ginástica na academia a pedalada de bicicleta no parque ou natação! Escolha a prática que mais agrada você e à sua família e mexa-se logo!

Já deu para perceber que a correria do dia a dia não é mesmo uma desculpa para ficar longe dos seus familiares. Então, pegue agora mesmo a sua agenda, reorganize seus compromissos, faça aquele encaixe de horário quando for preciso e avalie as melhores formas de otimizar tempo! Você e sua família só têm a ganhar com isso!

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal compartilhá-las em suas redes sociais e ajudar também aquele amigo que precisa de uma força para otimizar tempo?

Comments (1)

  1. Que post massa velho, além de aprender e entender sobre o assunto dá vontade de virar o site inteiro vendo o que mais tem de interessante!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *