Avaliação de imóvel residencial: o que influencia no valor?
Entender como é feita a avaliação de imóvel residencial é extremamente importante para quem deseja adquirir uma casa ou apartamento. Afinal, é por meio dessa análise que o comprador vai saber se o valor que estão pedindo pela propriedade é justo e decidir se vale a pena fazer o investimento.
A localização é o fator principal, mas vários critérios influenciam o preço final do imóvel. Neste post, vamos destacar as principais características que devem ser avaliadas para saber se o preço é justo.
Ficou interessado no assunto? Continue lendo se deseja adquirir um imóvel pelo valor adequado e confira os principais pontos que influenciam nesse preço!
Oferta de comércio e serviços
Quando o assunto é comodidade, a presença de comércio e prestadores de serviços na região da residência também contribui para a valorização do imóvel.
Sendo assim, se a área tem uma boa oferta de produtos e serviços, como bancos, supermercados, farmácias, escolas, entre outros, isso modifica consideravelmente os preços dos imóveis ali praticados, além de facilitar bastante a vida dos moradores locais.
Proximidade com a praia
Estar perto da praia também é uma característica que influencia diretamente no valor do imóvel. Afinal, morar no litoral traz diversos benefícios que melhoram a qualidade de vida dos moradores: favorece o contato com a natureza, a prática de exercícios físicos, reduz o estresse, entre outros. Isso sem falar da oportunidade de admirar uma bela paisagem e ouvir o barulho das ondas todos os dias.
Índices de criminalidade da região
A segurança do bairro é uma característica que também precisa ser analisada durante a aquisição de uma propriedade. Afinal, ninguém quer se sentir inseguro dentro da sua própria casa, não é mesmo?
Regiões conhecidas pelos altos índices de violência tendem a ser menos valorizadas do que outras áreas da cidade. Por isso é tão importante pesquisar com antecedência, para não adquirir um imóvel que tenha seu preço desvalorizado por conta da instabilidade da área, por mais que ele seja de alto padrão.
Qualidade do imóvel
A qualidade do imóvel também é um dos pontos avaliados para decretar o seu preço. Para isso, a estrutura e o acabamento da propriedade são verificados. Além de garantir a segurança dos moradores, esse conjunto de fatores torna o ambiente mais bonito, agradável e funcional.
Se a casa ou o apartamento são usados, o estado de conservação dos imóveis também será analisado durante a avaliação. Caso seja necessário reformar o ambiente para a moradia, isso também precisa ser levado em consideração em seu valor de mercado.
Infraestrutura do bairro
A infraestrutura da região também é determinante para o preço do imóvel. Além da oferta de serviços e produtos, outros aspectos também precisam ser analisados.
Regiões arborizadas, com ruas bem asfaltadas e iluminação pública de qualidade, por exemplo, tendem a ter casas e apartamentos mais caros. Assim como no caso da segurança, de nada adianta uma casa bonita e bem planejada, se o bairro não condiz com a sua estrutura, não é verdade?
Modernidade da propriedade
Sempre surgem novas tendências na construção civil e na arquitetura que tornam a casa ou apartamento mais práticos, confortáveis e modernos. Logo, tudo isso agrega valor a propriedade. Sendo assim, se um imóvel está em dia com essas novidades, o seu preço também tende a aumentar.
Além dos critérios que já citamos, também é fundamental destacar que as próprias características da residência também influenciam na avaliação de imóvel residencial. Dessa forma, também é preciso analisar o tamanho da propriedade, quantidade de cômodos, a qualidade da construção e do acabamento, entre muitas outras questões. Citamos aqui apenas alguns dos fatores que influenciam na valorização de uma propriedade imobiliária.
Observar todas essas características é fundamental para fazer um bom investimento imobiliário. Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe essas informações com os seus amigos nas redes sociais!