Aprenda como comprar o primeiro imóvel em 4 dicas essenciais

Uma dúvida comum de várias pessoas quando chega o momento de adquirir a casa própria é como comprar o primeiro imóvel. Essa é uma decisão muito importante na vida de alguém, mas que deve ser tomada com cautela.

Geralmente esse investimento toma uma grande parte das economias da família e todo cuidado é pouco para não se arrepender ou acabar com um mau negócio.

Neste post, daremos 4 dicas essenciais para ajudar você nesse momento de escolha. Não perca!

1. Fique atento à qualidade e à estrutura do imóvel

Primeira coisa a se preocupar na hora de comprar o primeiro imóvel é com a qualidade e a estrutura do bem. Sempre faça uma vistoria acompanhada de profissionais especializados nas partes elétrica, hidráulica e estrutural.

Isso é fundamental para não se ter surpresas desagradáveis no futuro, como uma reforma que você não esperava, pois o imóvel estava em más condições. No entanto, fique atento, não se contente somente em visualizar o imóvel.

Problemas mais sérios geralmente podem ser mascarados com facilidade, mas, após algum tempo, eles vêm à tona. Por isso, não tenha vergonha de verificar cada ponto e esclarecer qualquer dúvida em relação ao estado da construção.

Se for necessário, peça para constar algo no contrato, como garantias em relação à qualidade da estrutura ou mesmo a problemas que podem acontecer.

2. Planeje custos e possíveis surpresas

Segundo ponto importante: os custos que você terá. Aqui, não pense somente no valor que vai pegar pelo imóvel. Faça uma reserva para possíveis emergências. A partir da assinatura do contrato e entrega das chaves, a responsabilidade é sua.

Sempre podem acontecer imprevistos: alagamentos, descargas elétricas, incêndios, etc. Então tenha isso em mente e não se organize somente para garantir o pagamento do imóvel ou do financiamento.

Uma nova casa sempre demanda recursos e você deve estar preparado para isso. Após alguns meses, você pode querer fazer uma reforma imprescindível porque um móvel não se encaixa em um cômodo, por exemplo. Portanto, fique preparado e planeje-se.

3. Avalie bem a imobiliária

A imobiliária é responsável por intermediar a venda e é ela que confeccionará o contrato, acertará os pagamentos e a vistoria. Por isso, avalie bem antes de fazer negócio.

Pesquise em sites na internet e nas redes sociais a reputação da empresa, veja se há depoimentos de clientes satisfeitos e se ela responde bem às críticas feitas, melhorando a qualidade do serviço. Verifique também se conhecidos já utilizaram os mesmos serviços.

Isso é fundamental para avaliar a qualidade, a organização e a segurança oferecidas para o negócio que você está fazendo. Infelizmente, existem empresas que não se preocupam com os compradores, elaborando contratos onerosos demais, dando pouco suporte e não oferecendo um bom atendimento.

4. Não estoure seu orçamento pessoal

Outra dica que está relacionada ao planejamento de custos é não deixar seu orçamento pessoal estourar. Às vezes, você encontra uma casa perfeita para sua família, mas ela está com um valor mais alto do que o praticado no mercado devido a algum detalhe que você não demanda.

A casa pode ter piscina, dependência de empregados e garagem para vários carros, por exemplo, e, mesmo assim, você não utilizar essas vantagens. Por isso, é fundamental pesar o que está sendo cobrado e suas reais necessidades, para não acabar gastando mais do que o necessário.

Estourar o orçamento pessoal é um grande erro que muitos cometem, tendo que optar por empréstimos, renegociações no financiamento, etc. Isso tudo afeta a qualidade de vida e pode ser que você não curta sua nova casa com tranquilidade.

Seguindo essas dicas de como comprar o primeiro imóvel, você não terá surpresas desagradáveis nem escolherá uma residência que não é a ideal para sua família. No entanto, não esqueça de escolher uma imobiliária de qualidade que poderá dar todo o suporte nessa área.

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua história com a gente? Então, deixe um comentário aqui no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *