Afinal, quais fatores influenciam na valorização de imóveis?

Diversos aspectos contribuem para a valorização de imóveis. Pode parecer fácil calcular o preço em um primeiro momento, mas existem fatores que não são tão comuns e que só são percebidos por profissionais da área. Para saber se o preço de uma casa ou apartamento é justo ou se é viável negociar com o proprietário, é fundamental saber quais são esses fatores. Afinal, adquirir um imóvel é um grande investimento financeiro e ninguém quer perder dinheiro. 

Quer saber quais características fazem diferença no preço final de uma propriedade? Selecionamos os principais pontos e os apresentamos neste post. Boa leitura!

Localização, acessibilidade e mobilidade

A localização é um dos fatores decisivos para definição do preço do imóvel. Apartamentos e casas similares podem ter valores bem diferentes de acordo com a região da cidade em que estão instalados. A variação de preço pode ocorrer até mesmo dentro de um bairro, quando uma rua é considerada mais nobre que a outra, por exemplo, já no litoral, quanto mais próximo o imóvel for da praia, tende a ser sempre mais caro que os mais distantes.

Estar próximo ao centro da cidade ou a bairros nobres também eleva o preço da propriedade. O mesmo acontece com regiões que oferecem um bom potencial de crescimento e/ou que estão recebendo melhorias e investimentos. Em contrapartida, imóveis em áreas desprivilegiadas, que sofrem com a falta de saneamento básico e de pavimentação, por exemplo, podem receber ofertas menores.

Além das condições da localização, outro elemento importante a ser considerado é a acessibilidade ao local. Afinal, todo mundo quer morar em um local que seja bem atendido por transporte público e que tenha fácil acesso a outras regiões (e vice-versa).

Por fim, é preciso considerar também o fator mobilidade. Localidades com ciclovias e bicicletários ou com infraestrutura para receber pessoas com dificuldades de mobilidade, por exemplo, costumam ter valor de mercado mais alto. 

Acabamento e condições do imóvel

A qualidade do acabamento é um aspecto decisivo para precificar um imóvel. Além de deixar o ambiente mais bonito e funcional, um bom acabamento minimiza a necessidade de reformas e dura mais tempo. E essa premissa não se aplica somente à área construída do imóvel, mas se estende aos espaços além dos muros e, em caso de condomínios, também aos ambientes de uso coletivo.

Se a casa ou apartamento for usado, é necessário considerar ainda as condições em que foi deixado pelos antigos ocupantes. Afinal de contas, de nada adianta ter um bom acabamento, se o imóvel não foi preservado pelos moradores. 

Áreas de Lazer

A possibilidade de ter momentos de lazer e entretenimento com a família e amigos sem precisar ir muito longe é um diferencial de grande impacto na valorização de imóveis. Por isso, os novos empreendimentos têm apostado bastante nesse tipo de infraestrutura que agrega valor à qualidade de vida dos residentes e, consequentemente, à propriedade.

Veja alguns exemplos de itens que aumentam a valorização de imóveis: 

  • piscina;
  • academia;
  • salão de festas
  • espaço gourmet;
  • área verde e muitos outros.

Segurança e tecnologia

Todos querem viver em segurança e, por isso, esse quesito faz toda a diferença no preço de uma propriedade. Se a região em que o imóvel está localizado é conhecida pelos altos índices de criminalidade, certamente isso vai influenciar o valor de venda dele, pressionando preço para baixo.

Entretanto, a existência de sistemas com câmeras de segurança, alarmes e portões eletrônicos, entre outros recursos tecnológicos, tendem a aumentar o valor de venda. 

Além de seguir as dicas que deixamos neste post, para ter segurança na compra de uma propriedade, o ideal é contar com o suporte de um corretor de imóveis durante as negociações imobiliárias. Um profissional especializado vai, além de verificar o real potencial de valorização dos imóveis, orientá-lo em questões relacionadas a contrato, documentação, formas de pagamento etc.

Quer receber mais informações sobre como comprar um imóvel de forma segura? Então, assine nossa newsletter e descubra muito mais sobre valorização de imóveis e outros assuntos da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *