Afinal, o que pode influenciar na qualidade de vida da sua família?

A qualidade de vida é muito importante para manter a saúde mental e física. Tudo o que você compra ou faz influencia no seu bem-estar e no bem-estar de todos a sua volta. Seja a escolha de ter hábitos mais saudáveis, sejam as decisões profissionais ou a compra de um imóvel. Tudo isso modifica diretamente a rotina familiar e as emoções de cada integrante da família.

Por conta disso, a busca por mais qualidade de vida é essencial para que todos tenham uma vida mais plena e feliz. Felizmente, com medidas simples, é possível reduzir o estresse e elevar a alegria. Neste post, vamos apresentar alguns itens que interferem diretamente na qualidade de vida da sua família. Confira!

Pratique exercícios físicos

Como você sabe, a prática de exercícios físicos é fundamental para a nossa saúde. O sedentarismo favorece a possibilidade de adquirir uma série de doenças físicas, como a obesidade, a trombose, pressão alta, diabetes, e também doenças mentais, como a depressão e ansiedade.

Algumas desculpas bem comuns são a falta de tempo ou de vontade de fazer academia. Entretanto, existem várias outras possibilidades, algumas podem ser feitas até mesmo no conforto da sua casa. Além disso, não é preciso de muito tempo. Se você conseguir realizar algum tipo de exercício por 40 minutos diariamente, já vai sentir muita diferença na sua qualidade de vida. Veja, a seguir, algumas opções de atividades físicas:

  • pular corda;

  • caminhada;

  • polichinelo;

  • exercícios de abdômen;

  • flexão de braços.

Vale salientar que se alguém da família começa a praticar atividades físicas, isso pode motivar outros membros a também se livrarem do sedentarismo. Dessa forma, todos ganham mais saúde, energia e disposição.

Mantenha a mente ativa

Para evitar o estresse, melhorar a memória e a criatividade, o cérebro também precisa de exercício. Afinal, esse órgão é muito complexo e precisa ser incentivado para manter e aumentar as suas capacidades. Combinado com outras atividades, preservar a mente ativa também é importante para manter a qualidade de vida em todas as idades e evitar doenças, como o Alzheimer.

Confira alguns hábitos que podem ajudar a manter a mente ativa:

  • sempre tente aprender coisas novas;

  • leia livros;

  • experimente jogos de lógica (sudoku, caça-palavras);

  • dance e tente decorar coreografias;

  • pratique exercícios físicos que necessitam de equilíbrio (yoga, pilates).

Cuide da alimentação

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se esquecem ou não dão a devida importância a alimentação saudável. Sendo assim, insira verduras, legumes, frutas, grãos integrais na rotina familiar e dê preferência por comidas caseiras.

Isso não significa que não é permitido comer doces, consumir bebidas alcoólicas ou fazer refeições em restaurantes. Mas é interessante prestar mais atenção nesse âmbito, e manter o equilíbrio, para ter mais energia para realizar as atividades.

Fique atento ao orçamento doméstico

Poucas situações são tão angustiantes do que estar no vermelho. Para evitar esse tipo de problema, não existe outro remédio: é necessário cuidar da saúde financeira familiar. Entenda quais são as despesas e receitas e organize o orçamento da casa.

É interessante reservar parte do que recebe todo mês para realizar uma reserva de emergência ou mesmo fazer investimentos. Se a ideia for realizar um financiamento imobiliário, lembre-se de pesquisar bastante sobre as formas de pagamento e de guardar dinheiro para a entrada do imóvel. A mesma dica vale para quem pensa em alugar um imóvel, é essencial observar se o aluguel não vai sufocar o orçamento da família. Outro ponto importante é jamais esquecer de organizar e reservar parte dos rendimentos para passeios e viagens em família. Afinal, não é saudável trabalhar apenas para pagar boletos.

Tenha mais contato com a natureza

Já notou como as pessoas que vivem em grandes centros urbanos são mais estressadas? Um estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), realizado em 2014, provou que a maioria dos moradores dos grandes centros urbanos sofre com o estresse. Vários fatores contribuem para que isso aconteça, entre eles: a pressão do trabalho, o trânsito, a falta de qualidade do transporte público, e a poluição.

Manter contato com a natureza traz diversos benefícios para a saúde de adultos e crianças. Favorece a absorção de vitamina D por meio do sol, melhora a oxigenação, fortalece o sistema imunológico. Além disso, estar cercado por natureza, ouvir o canto dos pássaros ou o barulho do mar, alivia o cansaço mental e promove mais bem-estar. Esse é um dos motivos para muitas pessoas terem interesse em se mudar para a praia.

Cultive bons pensamentos

Pensar e agir positivamente também é fundamental. Ser otimista contribui para reduzir a irritabilidade e também faz com que as soluções sejam encontradas mais rapidamente. Afinal, reclamar nunca resolve nenhum problema, não é mesmo?

Diante disso, é interessante cultivar bons pensamentos e incentivar as pessoas ao redor, a começar pela sua família, a fazer o mesmo. É muito melhor trocar os lamentos por discussões positivas para tentar encontrar o melhor caminho.

Escolha um bom lugar para morar

A casa também tem influências diretas na qualidade de vida dos moradores. Após um longo dia de trabalho, nada melhor do que poder relaxar em um espaço confortável. Para que isso aconteça, é importante levar em consideração alguns aspectos, por exemplo, que o imóvel tenha um tamanho adequado para a família e que seja decorado de acordo com a personalidade do grupo.

Além de ser bonito e organizado, a localização do imóvel é um fator primordial para o bem-estar de todos. Avalie a segurança da região em você pretende morar, quais são índices de criminalidade e se existe um bom policiamento local.

Verifique também se existem, supermercados, padarias, farmácia e outros estabelecimentos comerciais próximos. Outra questão fundamental para facilitar a sua vida, é escolher uma casa ou apartamento que fique perto do trabalho e, se for o caso, das escolas dos seus filhos. Assim vocês economizam tempo e dinheiro com o transporte.

A localização do imóvel é um dos fatores que mais influencia a qualidade de vida das pessoas. Com certeza vale a pena dar atenção a esse aspecto antes de fechar negócio. Agora que você entendeu como tornar a sua rotina, e a da sua família, mais aconchegante e feliz, que tal ajudar outras pessoas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *