Afinal, o que levar em consideração na hora de escolher apartamento?

Comprar um imóvel requer muita preparação e planejamento. Dentre as opções existentes, adquirir um apartamento tornou-se uma ótima alternativa devido a vantagens como segurança e opções variadas de financiamento. Entretanto, escolher um apartamento é uma tarefa que necessita de alguns cuidados.

Nesse contexto, vamos iniciar este post falando sobre porque comprar apartamento é uma boa opção para quem quer sair do aluguel e iniciar uma etapa de mais independência e responsabilidades. Em seguida, daremos 5 dicas que devem ser levadas em consideração durante a compra do seu apartamento. Veja!

Sair do aluguel e iniciar uma nova fase no seu apartamento

O sonho da casa própria está presente em praticamente todas as famílias brasileiras. Afinal, ter um próprio canto para chamar de seu sem precisar pagar aluguel é garantia de maior estabilidade. Esses são os fatores que pesam para que esse seja um dos principais sonhos do brasileiro.

Sendo assim, os apartamentos têm se tornado cada vez mais a alternativa mais viável e preferida. Isso acontece por causa de fatores como segurança e facilidade na obtenção de crédito e financiamentos imobiliários, que possuem muitas opções de pagamentos e várias formas de parcelamento.

O que levar consideração ao escolher um apartamento

Agora, confira os 5 principais fatores devem ser levados em consideração durante a compra do seu apartamento. Fique de olho e escolha o melhor lar para você e para a sua família!

1. Segurança

A segurança é um fator que deve sempre ser levado em consideração no contexto atual de crescente aumento da violência urbana e alta sensação de insegurança. Questione e informe-se sobre os procedimentos que o condomínio adota nesse quesito e cobre soluções.

Além disso, é importante averiguar a segurança do bairro em que o edifício está localizado. Se possível, visite os arredores em diversos horários do dia, analisando como você se sente e como é a movimentação.

2. Valorização

Estude e verifique se há possibilidade de o apartamento valorizar no futuro. Uma das formas de analisar essa possibilidade é avaliando se há investimentos públicos ou privados por perto — a construção de praças e comércio, por exemplo, tendem a valorizar o imóvel. Enquanto isso, obras como aterros sanitários podem ter o efeito contrário.

3. Benefícios do condomínio

Não deixe de analisar os benefícios que o condomínio proporciona ao morador, como áreas de lazer, espaço para eventos e academia, entre outros. O preço do condomínio deve ser levado em consideração em relação à quantidade de benefícios que o estabelecimento oferece.

4. Localização

A localização é outro fator importante que deve ser levado em consideração. Áreas próximas ao trabalho e opções de lazer, como comércio e parques, são as melhores alternativas. Locais isolados e distantes dos espaços que você e sua família costumam frequentar devem ser evitados.

5. Orçamento

Por fim, mas não menos importante, você deve adequar a escolha do novo apartamento à sua realidade financeira. Verifique também as diversas modalidades de financiamento imobiliário existentes e escolha aquela que mais se encaixa no seu bolso.

Viu só? A escolha de um imóvel deve ser muito bem pensada e analisada para que não ocorram arrependimentos ou dores de cabeças no futuro. Além disso, todo esse cuidado vai garantir que você vai escolher um apartamento que realmente será o lar dos seus sonhos.

Gostou deste post? Quer mais dicas sobre o assunto? Então, descubra também quando comprar um imóvel e como se planejar para essa aquisição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *