Afinal, como é possível saber se um bairro é seguro ou não?

Antes de escolher uma nova residência para morar, seja com o objetivo de alugar ou comprar, alguns critérios precisam ser analisados. Um deles é descobrir se a moradia está localizada num bairro seguro.

Isso porque você não quer viver com medo de haver assaltos na rua ou na própria casa, não é mesmo? Por isso, deve avaliar a segurança da região, mas nem sempre é muito fácil de ser realizado se não houver conhecimento sobre o assunto.

Então, decidimos separar neste artigo as principais dicas para que você possa descobrir se o bairro onde pretende morar é seguro ou não. Acompanhe!

Procure na internet

Como a internet pode ser usada a seu favor, não esqueça dela na hora de averiguar a segurança do bairro. Se você souber fazer uma busca correta, é possível tirar informações fundamentais para descobrir se o local é seguro.

O primeiro passo é buscar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pois, quanto mais alto ele for, melhor é a qualidade de vida dos moradores e, consequentemente, menor é o índice de criminalidade.

Além disso, vale a pena procurar reportagens em jornais regionais digitais, indicando os delitos mais comuns que acontecem e a ação da polícia nesses momentos.

Converse com moradores

Como os moradores conhecem a segurança da região muito mais que você, é importante buscar informações com eles. Não precisa ser uma entrevista, mas uma conversa descontraída já ajuda a tirar essa dúvida.

Os vizinhos podem levantar os pontos positivos e negativos e, assim, você é capaz de tomar uma decisão com base nas suas prioridades. Se elas envolvem a segurança, tente descobrir se existem crimes pela área e, caso a resposta seja afirmativa, pergunte a frequência de ocorrência desses casos.

Nesse momento, converse também com comerciantes da região, já que eles costumam ter informações mais detalhadas sobre esse assunto.

Veja se há comércio

Um bairro seguro conta com comércios por perto. Por isso, você também precisa analisar esse critério. Afinal, as lojas ajudam na vigilância da região, não apenas por terem seus sistemas de monitoramento, mas porque contribuem para a maior movimentação das pessoas.

Além disso, áreas com bastante comércio, fornecendo serviços como padarias, restaurantes, academias, mercados, farmácias ainda facilitam muito a vida dos moradores para a realização de atividades cotidianas.

Vale lembrar que, se o bairro que você está analisando tem estabelecimentos 24h, isso é um ótimo sinal de segurança. Afinal, indica que sempre haverá pessoas pelas imediações, o que pode influenciar os criminosos a não cometerem atos ilícitos.

Observe a iluminação

Existem bairros que são iluminados apenas em pontos específicos, como praças e comércios, enquanto outros ficam escuros, portanto, inseguros. 

Então, é importante avaliar a iluminação de toda a região. Para isso, o mais recomendado é que você simule que já mora no local e faça o trajeto que seria da sua rotina à noite, observando desde o ponto onde desce até chegar em casa.

Se perceber que o caminho é mal iluminado, isso significa que ele é menos seguro e, consequentemente, mais propício a roubos. Dessa forma, verifique esse quesito com muito cuidado ao procurar um bairro seguro.

Visite em horários diferentes

Outra dica para avaliar a segurança de uma região é visitá-la em horários e dias diferentes. Por exemplo, em dia de semana, vá pela manhã, tarde e noite. No final de semana, faça o mesmo.

Assim, você consegue ter uma dimensão melhor de como realmente é o bairro. Isso porque é importante observar se ele é movimentado apenas em horário comercial ou em qualquer hora do dia. Afinal, existem lugares com bastante movimentação de pessoas até o início da noite e, logo depois, viram um deserto.

Durante essas visitas, tente observar também se existem estabelecimentos que funcionam à noite, já que isso fornece maior segurança à região. De qualquer forma, em hipótese alguma, feche negócio depois de visitar o imóvel somente uma vez.

Conheça a infraestrutura

A infraestrutura do bairro também contribui para a sua segurança. Dessa forma, é importante verificar, por exemplo, se existem viaturas policiais pela região, para que assim seja possível descobrir se o local é adequadamente assistido em relação ao policiamento.

Outro ponto que precisa ser analisado é a existência de terrenos baldios, sem muros. Afinal, eles propiciam o aparecimento de pessoas estranhas e crimes como roubos e venda de drogas, podendo, inclusive, servir como esconderijo para os criminosos.

Além disso, verifique também se existe transporte público e se as delegacias e os hospitais têm facilidade de acesso. Até porque esses itens também estão relacionados à segurança, pois você e seus familiares podem necessitar deles eventualmente.

Avalie questões além da criminalidade

Quando o assunto é segurança, torna-se comum pensar primeiramente em criminalidade, pois esse é o fator que mais afeta a nossa segurança de forma direta. No entanto, existem outros itens que atrapalham o dia a dia, interferindo no cuidado ideal que deveríamos receber.

Ao avaliar uma região, a presença de ruas alagadas também prejudica a proteção. Por isso, vale a pena verificar, por exemplo, se a área conta com um sistema de esgotos eficientes e se existe alagamento das ruas em períodos chuvosos.

Isso evita que você se depare com surpresas nem um pouco agradáveis ao chegar em casa cansado do trabalho. Aliás, imagina só nem conseguir entrar com o carro na própria residência devido a um alagamento extenso na rua?

Mas se você está procurando imóveis para alugar ou comprar na região de Navegantes, saiba que a Cadin Imóveis conta com as residências instaladas nos bairros mais seguros da cidade, já que temos como foco a preservação da sua segurança e bem-estar, fornecendo a melhor qualidade de vida possível.

Então, caso a sua preocupação gire em torno da necessidade de morar num bairro seguro, conte conosco para ajudar nessa busca pela residência ideal! Assim, é possível confiar na empresa sem correr o risco de fechar negócios que vão se mostrar como grandes prejuízos no futuro.

Este conteúdo ajudou você a procurar um imóvel localizado numa região segura? Então, aproveite e curta a nossa página no Facebook  para ter acesso a nossos conteúdos sobre o mercado imobiliário! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *