Afinal, por que você deveria se aposentar na praia?
Powered by Rock Convert

Quem nunca chegou a uma certa idade e sonhou em se aposentar na praia? Depois de uma vida toda trabalhando, planejar um futuro de tranquilidade e qualidade de vida não deve parecer um objetivo impossível. Pelo contrário, deveria ser uma meta comum a todos!

De fato, aproveitar a aposentadoria em uma cidade praiana pode oferecer a calmaria e a felicidade com que você sempre desejou viver. O litoral, além de oferecer paisagens lindíssimas, ainda contribui com a saúde, ajuda no combate à depressão, estimula a prática de exercícios e oferece diversas opções de lazer.

Então, se você tem pensado nisso e só falta um “empurrãozinho”, este post é para você! Confira, abaixo, os principais motivos pelos quais você deve se aposentar na praia e aproveitar o melhor dessa fase da vida.

Transmite paz

Estar em meio à natureza é beber de uma fonte inesgotável de paz e tranquilidade. Na praia, isso não é diferente. Além das belezas naturais, que podem ser contempladas por longos minutos, o mar recarrega as nossas energias e é capaz de curar e manter nossa mente em equilíbrio.

Pequenas ações que são comuns no dia a dia de uma cidade litorânea não são possíveis nas grandes cidades, como tomar um café olhando o mar, curtir o silêncio ou até andar pela areia ao final da tarde. Sem dúvida, colocar os pés na areia ou abrir as janelas para ver o nascer do sol pode ser determinante na sua qualidade de vida! Tudo o que você precisa é ter esse objetivo em mente e lutar para conquistá-lo.

Contribui para o combate à depressão

Embora muitos comemorem a chegada da aposentadoria, alguns podem experimentar certos sintomas da depressão nessa fase da vida. A falta da rotina profissional, a sensação de improdutividade e a distância dos colegas às vezes geram uma sensação de que nada mais faz sentido. Agora, se você se aposentar na praia, todos esses sentimentos podem ser diminuídos, ou até dizimados.

A vida no litoral é capaz de mudar as percepções que temos a respeito da nossa relação com o mundo. O contato com o sol e o mar ampliam a visão e podem fazer você ver a vida como ela é. Não é necessário trabalhar o tempo todo — você pode, simplesmente, viver!

Além disso, estar ao ar livre contribui para o aumento do nível de serotonina no cérebro, o hormônio responsável pela alegria e pelo bem-estar.

Promove maior contato com a natureza

Sejamos sinceros: na rotina estafante de trabalho dos dias atuais, quem tem tempo de ir a um parque e se conectar com a natureza? Em grandes cidades, ainda é preciso um bom planejamento para encontrar locais com área verde, já que eles estão cada vez mais afastados. Na praia isso, porém, isso é bem diferente.

Cidades litorâneas têm natureza por todos os lados. Além do mar e da areia, a mata nativa costuma estar muito presente nessas regiões. E os benefícios disso são diversos: o ar puro e a energia que a natureza transmitem fazem bem ao corpo e à mente.

Isso não acontece só no dia a dia, mas também nos seus momentos de lazer. Você pode fazer passeios de barco, participar de trilhas ecológicas ou almoçar em um piquenique sobre um gramado. As opções são inúmeras!

Estimula a prática de atividades físicas

Praticar atividades físicas é essencial para a saúde, disso todo mundo já sabe. O problema é que as academias nem sempre têm um ambiente muito convidativo. Resta-nos, portanto, aproveitar para praticar exercícios ao ar livre — o que nem sempre é possível se você mora em uma cidade grande.

Nesse sentido, não há nada melhor do que praticar atividades físicas na praia! Além de estimular uma vida mais ativa e o combate a depressão (como já dissemos), ela proporciona uma gama incrível de atividades possíveis. Especialmente para iniciantes, ou para quem nunca se sentiu muito motivado a fazer exercícios. Confira, abaixo, algumas dicas de esportes para você praticar.

Caminhada

Indicada para todas as idades, a caminhada não exige investimento e nem muita prática. Por ser um exercício de baixo impacto, ela raramente causa danos e ainda pode ser adaptada ao seu ritmo. Aproveite para caminhar na beira-mar ou até na areia da praia! Mas procure aproveitar o solzinho fraco da manhã ou do final da tarde.

Yoga

Quer um exercício que estimule corpo e mente? A yoga pode ser a atividade física ideal para você! Ela também não exige investimentos e pode ser feita em qualquer local. Na praia, as vantagens são ainda maiores, já que o ambiente transmite paz e não tem o caos da cidade. Existem grupos que se encontram para realizar juntos os exercícios com a ajuda de um instrutor — vale a pena testar.

Frescobol

Existe algum esporte que seja mais a cara da praia do que esse? Ter um par de raquetes, uma bolinha e um parceiro é a receita para momentos de muita diversão. Procure praticar na areia, com os pés sendo recebidos levemente pela maré. Assim, você vai estimular a musculatura e ainda rir bastante. Só não se esqueça do protetor solar para evitar queimaduras e desidratação, ok?

Proporciona mais opções de lazer

Quem mora na cidade, em geral, vai a restaurantes, bares, cinemas ou teatros. É tudo uma delícia — mas, na praia, as suas opções de lazer podem ser ainda mais diversas. Além de ter tudo isso que uma cidade grande tem, você pode contar com o seu compromisso com o mar. Pode ser seu passeio de toda manhã ou até semanal!

Cidades litorâneas também costumam ter opções de passeios de escunas. São pequenas viagens com guias de turismo, recreação e “comes e bebes”. Agora, se preferir a terra firme, você pode optar por trilhas ecológicas. Existem ainda locais que disponibilizam passeios de teleféricos e até de trens. É como viver sendo um turista. Não é tudo o que você sempre quis?

Enfim, podemos ver que morar na praia é a escolha perfeita para o aposentado ou aposentada que deseja uma vida com qualidade, estilo e conforto. Agora, já se sente mais seguro para responder a pergunta que fizemos no início deste texto? Esperamos que sim!

Se este post inspirou você a se aposentar na praia, por que não começar agora mesmo a pesquisar a casa onde esse sonho será realizado? Entre em contato com a gente e veja como a Cadin Imóveis pode ajudar você nessa conquista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This